O que é ser professor hoje?

fevereiro 6, 2007 em Educação

Moacir Gadotti, escreve no livro "Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido" (disponí­vel online no site do Instituto Paulo Freire):

"O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informção em conhecimento e em consciência crí­tica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros "amantes da sabedoria", os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber – não o dado, a informação, o puro conhecimento – porque constróem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindí­veis."

 


Atualização em 20 de outubro de 2009:

O professor João Luís de Almeida Machado publicou o post "Procura-se o professor ideal..."  no blog "Escolhendo a Pílula Vermelha".  Imperdível para todos aqueles que querem pensar sobre o que é ser professor nos dias atuais!


 

Related Posts with Thumbnails